Pesquisas Qualitativas
Pesquisa qualitativa para políticos
Na realidade política, interessa ao candidato saber qual é a sua imagem como pessoa, e como político entre a população. Neste caso, o grupo focal fornece subsídios aos estrategistas de campanha sobre tais percepções.
O focus group não utiliza um questionário estruturado, como na pesquisa eleitoral. Os participantes seguem um roteiro, onde podem falar o que quiserem. O moderador e o contratante podem introduzir ou retirar questões em tempo real.
É exatamente essa possibilidade de explorar manifestações espontâneas – de uma maneira que não seria possível através da pesquisa quantitativa – que alça a pesquisa qualitativa a um patamar imprescindível na estratégia política.


Pesquisas Qualitativas
As pesquisas de mercado são a ferramenta certa para entender melhor a concorrência que existe no seu mercado, trabalhar devidamente com o market share do seu negócio e encontrar soluções estratégicas com alto grau de precisão.
Para crescer e inovar de maneira inequívoca é preciso entender o que o seu cliente precisa e o desempenho que seu produto ou serviço mantém após a venda: sua comida agrada o paladar do seu público-alvo? Seu funcionário está satisfeito com seus encargos? Separamos aqui algumas aplicações que uma pesquisa mercadológica pode satisfazer:
- Estudo de Concorrência
- Levantamento de Market Share
- Pesquisa de Audiência
- Imagem da Marca, Produto ou Serviço
- Pesquisa e Marketing